quinta-feira, 25 de agosto de 2011

VIVA HOJE E TODOS OS DIAS NO FUTURO, NÃO ESPERE ELE CHEGAR, O PRESENTE É O FUTURO

O ser humano tem dificuldade de se alimentar do presente, vive se nutrindo do FUTURO. Não se vive do futuro, mas são os desejos que se manifestam em forma de sonhos. Por um instante viaja-se onde gostaríamos de estar. É ato sem conseqüência, sem o que vai ser amanhã. Como é bom, não se toma nenhuma providência, não há perigo de dar errado. Portanto: é o aqui e agora! Não há perguntas. Muda-se o presente e tudo acontece como idealizamos. Trazemos o futuro para o presente e o passado de sonhos ocorre. Se soubéssemos que seria assim, que o presente estava no futuro o tempo todo, teríamos partido e mudado o presente. Que bom seria! Mas, o presente está além do tempo, ele se encontra materializado. O presente é o grão do futuro. Não temos como chegar ao futuro sem o presente, apesar de hoje ter sido o futuro de ontem. Porém, o futuro viaja comigo a todo tempo, ele está no presente por todo o canto. Todo o seu resultado acontece no ato de cada movimento do dia, pois assistimos o tempo passar e o futuro escapar. Fica-se a deliciar-se com a conexão do que ainda não aconteceu. Mas, existe um ponto no universo que contém o passado, o presente e o futuro, sabe onde é?  Na nossa imaginação.

O texto busca explicar a nossa ansiedade de viver o FUTURO. Estamos ao vivo, na cena do hoje, mas queremos o amanhã. Quando chega o dia seguinte a mudança não é notada. O que acontece no futuro é muito lento, não há o registro de imediato. Ficamos sem sentir as alterações, então queremos mais futuro. E o outro dia firma as alterações e continuamos não notando. O futuro é construído a cada passada do dia (trecho do texto VIVA HOJE E TODOS OS DIAS NO FUTURO, NÃO ESPERE ELE CHEGAR, O PRESENTE É O FUTURO) 12/12/10. VILLARDO PRIOR.

2 comentários:

Anônimo disse...

VILLARDO PRIOR,

Comecei a trabalhar muito jovem. Trabalhei muito, demais, pensando sempre no conforto e obrigações com a família, conseguir um futuro seguro para todos. Graças a Deus consegui, só que esqueci de aproveitar a vida. Agora, idoso e a esposa também, com problemas da idade nos impede de realizar o que deixamos de viver. O texto “VIVA HOJE E TODOS OS DIAS NO FUTURO, NÃO ESPERE ELE CHEGAR, O PRESENTE É O FUTURO”, são as palavras que eu deveria ter ouvido há muitos anos atrás.

Parabéns, Villardo Prior!

Hélio.

Villardo Prior disse...

Hélio,

Obrigado por deixar o comentário. Como esta no texto o ser humano tem dificuldade de se alimentar do presente, vive se nutrindo do futuro. Acontece que se ficarmos contando com o futuro ele nunca chegará. Nós procuramos transformar os sonhos em realidade, que é o futuro em prática. Todo esforço para realização é louvável, mas, as vezes o sonho foge do controle e virá uma constância. Não conseguimos acordar do sonho e lá ficamos por muito tempo. Claro que na vida devemos mesclar tudo, trabalho, família e lazer. Sabemos que a realidade não é assim, então, ficamos presos num tempo que não chega nunca. Quando abrimos os olhos do tempo, enxergamos que os anos passaram muito rápido. Procuramos resgatá-los, contudo, o que desejávamos aproveitar não há mais tempo. Na verdade o futuro estava no presente o tempo todo, mas, não tivemos olhos para ver. “O presente é o grão do futuro. Porém, o futuro viaja comigo a todo tempo, ele está no presente por todo o canto”.

“Sem o apressar do mundo, saber procurar o porquê de tantas certezas e incertezas. Saber que entre as estrelas e o espaço há um mundo certo. Procurarmos a paz que não esta no mundo, e, sim, em cada um de nós. Fazermos algo que marque a presença nossa nessa pequena existência”. Tenho certeza que no coração de muita gente sua presença esta marcada, inclusive na minha.

Obrigado pelo depoimento.

Abraço,

Villardo Prior